MESTRE DO PROFLETRAS/UEL RECEBE PRÊMIO PROJETO DESTAQUE NO PARANÁ

18/09/2018
Capa do Jornal Escola Albino
(Foto: PROFLETRAS UEL)

A ex-mestranda do PROFLETRAS/UEL, Ana Paula da Silva, teve seu projeto classificado como destaque do Estado do Paraná no 11º Prêmio Professores do Brasil. O projeto inscrito na categoria de Anos Finais do Ensino Fundamental tem como título “Jornal Escolar: escrita significativa e formação cidadã”. Tal projeto, desenvolvido em uma escola pública de Londrina, tinha como foco o trabalho com o letramento escolar, considerando as questões e os interesses dos alunos e da comunidade escolar para a elaboração de matérias jornalísticas.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação e, entre outros objetivos, tem a intenção de reconhecer, valorizar e dar visibilidade a trabalhos de professores das redes públicas de ensino que contribuem à qualidade da educação básica brasileira. Na edição deste ano, foram 4024 trabalhos inscritos e, na fase estadual, apenas três trabalhos foram selecionados.

A Profa. Ana Paula ficou muito feliz com o resultado porque, segundo relata, o sucesso do projeto foi fruto de um trabalho realizado com a participação e envolvimento dos alunos, do apoio da gestão escolar, com base nas muitas leituras e reflexões realizadas durante o mestrado. Para a educadora, é nesse momento em que se pode observar o quanto é importante a relação entre a teoria e a prática e como o investimento na educação e na formação do professor resultam em projetos exitosos. Para a professora, essa articulação entre a formação acadêmica e uma pesquisa interventiva é o diferencial do Mestrado Profissional: PROFLETRAS, tratando-se de uma oportunidade única de ampliar conhecimentos.

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país.

Anexo